17 setembro 2010

OS ALTARES DE EFRAIM

“Porquanto Efraim multiplicou os altares para pecar; teve altares para pecar. Escrevi para eles as grandezas da minha lei; mas isso é para eles como coisa estranha” (Oseias 8.11,12).

Permitindo que a tentação o induzisse a fazer a própria vontade, e não a do Senhor, Efraim decidiu construir altares. Hoje, quem deixa de cumprir o propósito divino também edifica os próprios altares – e age dessa forma sendo levado pelo inimigo, o qual sabe que o homem necessita de algo para cultuar.
Há quem, por exemplo, fique obcecado com a ideia de ter uma casa própria, um automóvel ou qualquer outro bem material; quem crie um tipo de pessoa ideal para ser a sua metade sem se lembrar de que já é casado, e ainda aqueles que se fazem de inocentes para corromperem as pessoas, a fim de, com isso, obterem alguma vantagem. Todos esses estabelecem “santuários” que os levarão a cultuar Satanás e seus perversos demônios.
Tendo criado esse lugar de destaque e veneração, o coração do homem torna-se insaciável com relação àquele pecado, pois, como a Palavra afirma que um abismo chama outro (Salmo 42.7a), assim, esses altares se multiplicam: constrói-se um para a mentira, outro para a sedução; um para os pensamentos impuros, outro para a desonestidade. Com o tempo, a pessoa fica prostituída em seu culto a todo tipo de deus infernal.
Se existe algum altar impuro em sua vida, arrependa-se e peça ao Senhor que o ajude a se livrar dessa armadilha. Nenhum altar é construído com um bom propósito. Qualquer um será somente para que, nele, ofereçamos libações a espíritos imundos. Efraim construiu e teve os seus altares para pecar. Contudo, o altar que devemos ter em nosso ser é aquele que a Palavra de Deus nos revela: o da salvação, o qual foi erguido no Calvário. Não precisamos edificar nenhum outro.
É bom ver os motivos e as ações que você tem empreendido; afinal, nenhuma obra maligna ficará impune. O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23a), e Efraim conseguiu justamente o que queria: edificar seus altares para pecar. Se o seu coração também tem desejado algo errado, não construa esses altares. Achegue-se ao Senhor, confesse a Ele o que o tem seduzido e peça-Lhe perdão. Antes que seja tarde demais, conheça o verdadeiro altar no qual sua vida deve ser sacrificada a cada dia.
O Espírito de Deus já tem mostrado a você uma consequente queda? Os efraimitas ouviram acerca das grandezas da Lei de Deus, mas nada fizeram. Ao contrário, desprezaram o que o Senhor lhes ensinava. Não troque a grandeza divina pelas míseras alegrias que o mundo oferece. Isso é engano, pois só o Senhor completará o seu vazio! Quem der atenção ao que o Altíssimo fala, sem dúvida, será bem-sucedido. Mas quem não atentar para a voz divina saberá, no futuro, que não valeu a pena tapar os ouvidos para a Verdade. Ora, o Senhor quer o seu bem; por isso, peça a Ele que desfaça todos esses altares que você construiu.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Creia no Senhor - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo