08 fevereiro 2011

LEVITAS?


"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gn.29:34)
Estava eu na no chat da UBE( União de blogueiros evangélicos) e um colega me passou o endereço do seu blog, fui conferir, e no titulo tem levita, e lá ele se denomina levita, então fui pesquisar o que é um levita, já que eu achava que eram só os nascidos da tribo de Levi, e encontrei tais respostas.

LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA.

Usando o termo levita nos dias de hoje.
Quando dizemos hoje que somos levitas alguém pode perguntar como podemos nos denominar levitas se não somos da Tribo de Levi. Por isso gostaria de alongar este comentário sobre os levitas a fim de que ninguém se perturbe com estas questões.
Havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e se demorava ali. (Juízes 17:7 RA)
O levita de Mica veio de Belém e era da família de Judá. Com o poderia ser ele levita sendo de Judá e não da tribo de Levi. O levita, neste texto pode ser um exemplo da possibilidade de que indivíduos de outras tribos podiam, durante algum período, unir-se a tribo sacerdotal. Há ainda alguma evidência de que o termo levita fosse um título funcional com o sentido de alguém obrigado por voto, alem de servir como designação de uma tribo. Tipologicamente o levita do Velho Testamento nada mais é do que a figura do servo do Novo Testamento, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do senhor.
A paz do Senhor.


4 Comentários:

edileuza disse...

eu realmente achava estranho quando alguém dizia que era levita, e vejo que qualquer um de nós pode ser um levita, muito interessante, parabéns.

Bernadete Hybiak disse...

Levita é separado e consagrado ao Senhor.
Servo Dele.

CORAÇÃO QUE PULSA disse...

Ficou muito bom ANTÔNIO...PARABENS PELO POST educativo...rsrsrs
Fica com DEUS.

Antônio da S. Farias disse...

obrigado Bernadete pelo esclarecimento, assim o post fica mais completo.

Postar um comentário

  ©Creia no Senhor - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo